sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

RÁDIO EM ESCOLA MUNICIPAL MUDA A ROTINA DE ALUNOS

Projeto Comunica Escola viabiliza a comunicação interna da Escola Municipal São Rafael, Região Leste de Belo Horizonte. O conteúdo da Rádio MP3 é produzido pelos próprios alunos com a ajuda de seus professores e é reproduzido durante o recreio

CÍNTHIA RAMALHO,
CARLOS EDUARDO ALVIM,
E PERÍODOS

Quando bate o sinal do recreio a rotina da Escola Municipal São Rafael, no Bairro Pompéia, Região Leste de Belo Horizonte, muda. Entre as brincadeiras, gritos e correria, um som diferente chama a atenção dos alunos: "Bom dia, está no ar a Rádio MP3, comunicando com a escola e com vocês". A voz é da estudante Jennifer Carolina Alves Duarte, 13 anos, que de um pequeno cômodo debaixo da escada, inicia mais uma edição da rádio escolar.
Basta tocar a primeira música para que os demais alunos da escola se aproximem da rádio para acompanhar a programação. A euforia é grande, todos querem participar e escolher as canções que serão tocadas por meio das seis caixas de som espalhadas por toda a escola.
Foi trabalhando na rádio que Jennifer perdeu a timidez e começou a interagir mais com os outros alunos. Ela conta que quando chegou à Escola Municipal São Rafael, não tinha muitos amigos e passava a maior parte do tempo sozinha. A iniciativa deu certo, já que Jennifer, além de locutora, também é responsável por recolher recados para serem dados durante a programação e por isso, já é reconhecida e fez amizade com vários alunos. "Na rádio eu aprendi a conversar mais com os outros meninos. Hoje, eu tenho muitos amigos", afirma.
Além de Jennifer, a programação da rádio é feita por outros 19 alunos. Gladson de Souza Santos, 10 anos, é um dos mais novos do grupo. Ele é aluno da 3ª série e mesmo com a pouca idade, já sabe mexer em todos os programas necessários para colocar a rádio no ar. "Eu quis entrar porque é muito bom para comunicar com as pessoas. O que eu mais gosto é de comunicar com as pessoas, passar os recados e tocar as músicas que elas gostam", conta.
                                                         
Bruno Martins está cursando a 8ª série na escola São Rafael e é o DJ da rádio MP3. Ele conta que os estilos musicais preferidos entre os alunos são funk, axé e pagode, além disso, por intermédio do trabalho na rádio, já faz planos para o futuro. "Eu pretendo continuar nessa área. Quando for mais velho, quero ser DJ profissional", diz.
Aluna da escola há apenas um mês, Lívia Fernanda, 15 anos, está na 5ª série e descobriu a rádio por meio dos novos amigos. Ela conta que acha o trabalho de edição dos programas uma das partes mais difíceis, porém, não esconde a satisfação em participar da rádio. "O que eu mais gosto? De tudo. Acho que todo mundo aqui gosta de tudo. É muito bom", revela.
A Rádio MP3 é resultado do Projeto Comunica Escola, que tem atividades dentro do Programa Escola Integrada desde outubro de 2008. A iniciativa promovida pelo Governo Federal, em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, busca viabilizar a comunicação dentro das escolas, por intermédio de oficinas e dinâmicas com alunos e com a criação de uma rádio.
Para a professora comunitária e coordenadora do Programa Escola Integrada da Escola Municipal São Rafael, Orquídea de Deus, a rádio além de ajudar nos trabalhos, vai favorecer toda a comunidade. "É uma rádio muito versátil. Ela é de utilidade para todos os alunos e também para os moradores. Nós tivemos a preocupação de colocar uma caixa de som direto para a rua. Para qualquer evento, para qualquer coisa que a comunidade queira falar ou comunicar, a rádio será um espaço aberto", diz a coordenadora.
De acordo com Orquídea, todo o conteúdo veiculado, vinhetas e músicas, foi produzido e selecionado pelos alunos durante as oficinas. O nome da rádio também foi escolhido por votação entre os estudantes.
Valéria Simões de Carvalho, diretora da escola, acredita que a rádio ajudou a melhorar a disciplina. Segundo ela, os alunos que participam do projeto adotaram uma nova postura na escola. "Meninos difíceis, agora são alunos que tem um comportamento bem melhor, são meninos que já dão conta de resolver as questões da rádio, e que procuram melhorar o ambiente escolar", afirma. A professora da 3ª série, Eliana Barbosa vê a rádio como mais uma aliada para o trabalho pedagógico. "A gente pode enriquecer o trabalho da gente com músicas, com recados, com poesias. E eu sinto que eles têm muita vontade de participar da rádio como um espaço democrático", conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário