sexta-feira, 20 de maio de 2011

Jornalismo colaborativo

Assim como eu, muitas pessoas tem conhecimento e vontade de falar, dar opinião, passar adiante o conhecimento que elas tem.Com toda a inclusão digital, ficou ainda mais fácil de acontecer. As pessoas tem equipamento em mãos e conhecimento instantaneo. Com isso surge uma nova vertente para o jornalismo comum.
O jornalismo colaborativo na internet mudou uma estrutura da comunicação: feita por poucos e consumida por muitos.No Jornalismo colaborativo, o usuário é construtor dos fatos. Qualquer pessoa pode produzir e publicar a noticia, basta estar conectado.
Como exemplo, temos o site Slashdot. Para quem gosta e tem como o foco tecnologia e informatica, o site é, com certeza, um ponto de referência. O site foi fundado em 1997, e com o passar dos anos, o portal se tornou exemplo para a consolidação do jornalismo colaborativo. Os usuários podem participar na produção e na publicação de noticias sobre a area, mas também podem discutir os temas comentados, o que acaba criando um fórum, também. O site chega até a lembrar o formato de um blog, ja que tem muitas opiniões de diferentes pessoas. É bem pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário